Quem Somos

Este é um site em constante desenvolvimento, onde iremos explorar temas importantes e fatos interessantes em Microbiologia, usando uma linguagem acessível para a divulgação e popularização desta ciência.

NOSSA EQUIPE

Dra. Helena Rodrigues Lopes é graduada em Ciências Biológicas, Modalidade Médica (Biomedicina) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Seguiu a carreira científica nos cursos de mestrado e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizando suas pesquisas em Microbiologia de Alimentos.

Ingressou como docente na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1994, onde à época realizou estudos pioneiros com Staphylococcus aureus, analisando a enterotoxigenicidade e susceptibilidade aos antimicrobianos, prosseguindo na área de Microbiologia de Alimentos. Seu pioneirismo continuou quando presidiu a comissão de criação e a coordenação dos cursos de Biomedicina de Niterói e de Nova Friburgo.

Foi coordenadora de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFF, onde desenvolvendo diversos projetos de incentivo as atividades acadêmico-culturais dos estudantes. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico, na UFF.

Dra. Marcia Pinheiro possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1984) , Mestrado em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira (2008) – FIOCRUZ .

Atua há 25 anos na Universidade Federal Fluminense, em diversos cursos de graduação da área de saúde, como docente da disciplina de Bacteriologia.

Ao longo de sua vida acadêmica, orientou e desenvolveu trabalhos relevantes na área de Microbiologia de Alimentos e de Bacteriologia Aplicada. Sua experiência na área de alimentos foi ampliada pelas atividades de consultoria em Análises Microbiológicas de Controle de Qualidade de Alimentos, Água e Ar, Treinamento em Segurança e Higiene de Alimentos, Boas Práticas de Fabricação e Gestão em Laboratório de Microbiologia de Alimentos.

Dr. Bruno de A. Penna

Dr. Bruno de A. Penna é professor adjunto de bacteriologia do Depto de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense e vice coordenador do Programa de Pós Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (PPGMPA/UFF). Atua como orientador no Programa de Pós Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas e Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal). É Jovem Cientista do Nosso estado (JCNE/FAPERJ). Atualmente é o Investigator Principal (PI) de um projeto aprovado na chamada publica Grand Challenges Explorations Brazil: Novas Abordagens para Caracterizar a Prevalência de Resistência aos Antimicrobianos da Bill & Melinda Gates Foundation. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Clínica e reprodução veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2009), doutorado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Pós Doutorado (2014) pelo mesmo programa. Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização feno e genotípica dos agentes bacterianos Gram positivos prevalentes em quadros de infecções tópicas de pequenos animais e detecção fenotípica e genotípica da resistência e virulência em Staphylococcus isolados de processos infecciosos em animais de companhia.

Lohana da Costa Lima

Lohana da Costa Lima – Atualmente no 6° período de Biomedicina na Universidade Federal Fluminense – UFF, bolsista no programa de extensão Ciências Sob Tendas, da Universidade Federal Fluminense – UFF e integrante da Liga Acadêmica de Genética – LiGen pertencente á Universidade Federal Fluminense. Apaixonada por bacteriologia e amante de genética bacteriana.

Lebana Fernandes da Silva – Atualmente está no 5° período de Medicina Veterinária na Universidade Federal Fluminense – UFF, faz parte da preparação das artes e desenhos para o perfil do conectamicrouff e é integrante da Liga de Anatomia Humana e Comparada (NAHC) pertencente à UFF.

Victor Hugo Gomes Ferraz

Victor Hugo Gomes Ferraz –  Graduando em Enfermagem no 5° semestre pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Laboratório de Audiovisual Científico (LABACIÊNCIAS). Estágio Supervisionado de Práticas de Ensino no curso Técnico em Enfermagem pelo Colégio Senes. Atua como administrador de sites / Blogs , Conhecer e ConhecimentoQuem foi que disseLabaciências e do site ConectaMicro. Participou da cobertura do Congresso de Medicina Tropical, 2019.         

Translate »