Conteúdo publicado na Universidade Federal Fluminense – UFF em 21/03/2020

Profissionais de saúde interessados no serviço devem entrar em contato para informar horários de plantão

A Universidade Federal Fluminense está realizando uma ação integrada com o Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) para transporte gratuito dos profissionais de saúde. A Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) atenderá mais de 100 trabalhadores, na ida e na volta, em dois turnos: das 07h às 19h e das 19 às 07h. O serviço visa facilitar a locomoção de médicos, enfermeiros e técnicos para o Huap, considerando as restrições nos transportes públicos no Estado do Rio de Janeiro em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As solicitações devem ser realizadas por meio de mensagem por WhatsApp para planejamento logístico das rotas.

Há sete rotas para atender gratuitamente os profissionais do Huap. Essas rotas estão em período de teste e serão ajustadas de acordo com a demanda dos plantões. Os interessados deverão enviar uma mensagem para o número de WhatsApp 21 2629-9617 da Divisão de Transporte (DTR/CTSL) diariamente até as 13 horas, comunicando os horários do plantão e locais de partida.

De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a medida visa facilitar o translado dos profissionais do Huap e está sendo coordenada em conjunto com as Prefeituras Municipais. “Médicos, enfermeiros e técnicos de saúde estão na linha de frente do combate à essa doença. Estamos utilizando nossos ônibus para facilitar a locomoção dessas pessoas até o Huap. Estamos cobrindo boa parte do estado com um esforço muito grande dos servidores da UFF”.

Para o coordenador de Transporte, Segurança e Logística da SOMA, Carlos Belmont: “Essa é uma ação fundamental para a garantia da saúde coletiva neste momento grave que o país atravessa”, afirma.

Rotas

Os ônibus estarão sujeitos à lotação de seus assentos conforme a legislação vigente. Todas as Prefeituras Municipais foram informadas oficialmente da atuação do transporte da UFF. Os profissionais deverão demonstrar, no momento do embarque crachá do Huap e documento de identificação. Estão traçadas as seguintes rotas no Estado do Rio de Janeiro:

ROTA A – CAPITAL

• CENTRAL (VIA LEOPOLDINA)
  • SAÍDAS: 6h e 18h

ROTA B – METROPOLITANA

• PETRÓPOLIS (PEP/UFF) VIA CAXIAS SHOPPING
  • SAÍDAS: 5:30h e 17:30h

ROTA C – SERRANA

• TERESÓPOLIS (MIRANTE DO SOBERBO)
  • VIA FRIBURGO (PRAÇA DO SUSPIRO) e ITABORAÍ (MANILHA)

ROTA D – SUL